A importância do blog no marketing digital

A sua empresa já tem um blog?

Se ainda não tem, seria bom pensar no assunto. Entender o papel de um blog na estratégia de marketing digital é fundamental para atrair um tráfego segmentado. 

A criação de um blog é o centro da estratégia de marketing digital de uma empresa. 

Listamos algumas dicas para você criar o blog da sua empresa:

#1: Um blog que produz conteúdo de qualidade recebe muitos links, ganha autoridade perante o Google de forma orgânica e ajuda a empresa a se posicionar bem para as palavras-chave relacionadas ao negócio. Outra vantagem é aparecer bem nas mídias sociais, onde as pessoas compartilham links para conteúdos que elas admiram. Você se torna referência no assunto que está falando.


#2: Além de atrair um número muito maior de visitantes (potenciais clientes) na parte de cima do Funil de Vendas, um blog também afeta positivamente as conversões no meio do funil. Toda vez que um assinante (ou Lead) lê o seu conteúdo, aumenta a sua credibilidade, o desejo e a sensação de segurança sobre o seu produto ou serviço. Ou seja, ajuda a aumentar a quantidade de novos Leads e Clientes e a diminuir o custo do processo de venda como um todo.


#3: O ideal é que o blog da empresa seja criado em uma subpasta (empresa.com.br/blog) ou subdomínio (blog.empresa.com.br) do site principal. Isso porque, desta forma, quando o blog receber um link de outro site, o domínio todo se fortalece e ganha mais credibilidade perante o Google. Fique atento também para o que vale a pena inserir no layout do blog. Opções de acompanhar os novos posts, divisão por categorias, opção de busca, entre outros são muito bem vindos.


#4: Antes de começar a produzir material para o blog é preciso avaliar qual o perfil médio do seu cliente.Analise o público-alvo da sua empresa e crie um personagem que o represente, persona. Isso deve orientar a produção de
conteúdo.


#5: Escreva um post manifesto, ele deverá indicar, em linhas gerais, quais são as principais ideias de mercado nas quais sua empresa acredita. Esse texto serve também como uma carta de apresentação aos leitores, informando o assunto do blog, os temas que devem ser abordados e o que os visitantes podem esperar deste espaço.


#6: É preciso ter consciência de que o blog é uma atividade contínua e fazer sua gestão também é um aprendizado essencial. Por isso, é recomendável criar um calendário de posts para orientar o seu processo de produção. Isso vai evitar que você se perca entre uma atualização e outra e ajudará a manter a frequência de atualização. Blogs que são constantemente atualizados aumentam muito o SEO.


#7: Convide pessoas da área para escrever no seu blog, o chamado guest post consegue alcançar  uma audiência nova, com grandes chances de chegar a pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa antes. Além disso, você diversificará o conteúdo do site com um conteúdo de qualidade feito por uma pessoa que também tem credibilidade.


Fonte: Edialog